155-PAL

/

FICHA TÉCNICA

PROJETO:

Clínica

CÓDIGO:

155-PAL

CATEGORIA:

Compartilhar:

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
A intervenção será realizada na Clínica localizada no Bairro Jardim dos Estados, na Rua Antônio Maria Coelho, nº 2709. O edifício possui apenas um pavimento, abrigando recepção, centro cirúrgico, sala de recuperação pós-anestésica e quatro consultórios. Atualmente o conjunto atende a serviços de cuidados paliativos e procedimentos para controle de dor. A Clínica possui acesso para veículos e pedestres distintos, através da Rua Antônio Maria Coelho. A fachada frontal do edifício, com vista para a Rua Antônio Maria Coelho, acessa todas as dependências da edificação. O acesso para clientes acontece unicamente pela recepção, localizada na fachada frontal do edifício.

2. ARQUITETURA

• PREMISSAS
Atender as necessidades do cliente orientado pelos critérios de projetos estabelecidos, visando criar um projeto capaz de responder aos anseios contemporâneos dos espaços de saúde, maximizando a qualidade física e visual do espaço, principalmente na funcionalidade das atividades desenvolvidas na clínica.

Propor alternativas a fim de atingir o nível de excelência, aplicando conceitos pertinentes de conforto ambiental, estética do ambiente e escolha dos sistemas construtivos e materiais adequados.

• DIRETRIZES
Reformular e redistribuir os espaços da edificação, além da criação de novo pavimento para a ampliar o atendimento da clínica.

• VISÃO GERAL
A concepção prevê a resolução das questões técnicas com o máximo de racionalidade, aliando eficiência, qualidade espacial, conforto e, além disso, priorizou-se a funcionalidade para as atividades a serem desenvolvidas pela instituição.

Trata-se de uma reformulação geral da Clínica, com objetivo de melhor atender às demandas diárias das atividades exercidas, além de proporcionar a ampliação dos espaços de atendimento.

• ASPECTOS GERAIS DO PROJETO
A reforma concentrou-se em redefinir os espaços de recepção, atendimento, consultórios e serviços de apoio no 1ºpavimento, além da construção de elementos de circulação vertical e nova distribuição de vagas de estacionamento. O projeto ainda conta com a construção de 2° pavimento englobando pré-laje existente.

Para a nova configuração dos espaços propostos serão necessárias demolições de paredes, pisos e banheiros no 1ºpavimento, alteração de níveis, readequação de estacionamento, alterações de instalações de água, esgoto, eletricidade e gás.

O 2ºPavimento além de englobar a laje pré-existente conta com a construção de novos pisos, paredes e instalações gerais, para abrigar centro cirúrgico, seus espaços de apoio, estar de funcionários e fisioterapia.

As alterações partiram da premissa de manter o bloco estrutural existente onde se localiza atualmente a sala de recuperação pós-anestésica, a partir disso foram dispostos dois consultórios e sala multiuso. Os pavimentos se desenvolverão sem diferenças de níveis para melhor circulação e acessibilidade. A demolição de espaços de apoio existentes, ao fundo do lote, foi necessária para a acomodação de estacionamento para 13 vagas.

Programa:
-Recepção: ocupará parte do jardim frontal existente e parte da sala de recuperação pós-anestésica atual.
-Sala Multiuso: sala para treinamentos de equipe e cursos diversos.
-Consultórios 1 a 4: Consultórios com banheiro.
-Circulação Vertical: Escada com dimensão de 1,50m prevista pela RDC nº50 (21 de fevereiro de 2002, Agência Nacional de Vigilância Sanitária) além de previsão de elevador para macas, com dimensão de 2,24×1,70m.
-Termografia: adequadas para dispor de distância de 4m entre paciente e médico.
-Estar funcionários: quarto para membros da equipe com banheiro, copa e refeitório;
– Descanso: quarto para descanso de membros da equipe;
-Acesso de serviço e DML, sala para servidor, banheiro para PCD, depósito e abrigo de resíduos.
-Sala para Lavagem de Materiais
– Disposição de área de jardim para permitir ventilação natural para Consultório 3, descanso e sala de lavagem de materiais.
-Estacionamento: alteração de nível, 13 vagas, sendo 1 para deficientes e 1 para idosos, dispostas próximas ao acesso conforme NBR 9050, previsão de portão para controle de acesso ao interior do estacionamento. Previsão de mudança de posicionamento de medidores de energia atualmente localizados na parte frontal esquerda do lote. Além de novos compartimentos para abrigo de recipientes de resíduos e central de gases.
-Centro cirúrgico com acesso, vestiários, sala de utilidades, área de escovação e sala cirúrgica e sala de recepção de pacientes;
-S.R.P.A.- Sala de Recuperação Pós-Anestésica com área de 83m² para 12 leitos, posto de enfermagem e farmácia.