104.1-CPQ

/

/

FICHA TÉCNICA

PROJETO:

Edifício de Apoio Ecoparque Capivari

CÓDIGO:

104.1-CPQ

CATEGORIA:

Compartilhar:

Metamorfose ambulante

Atender à população local e envolvê-la no projeto do Parque fazem partes da raiz idealizadora do projeto. Com as limitações de planejamento e do orçamento de implantação, o ousado programa exigia um processo de materialização de caráter mutável e adaptável, resiliente e em permanente sintonia com as demandas da população local.

Em detrimento de uma implantação única e impositiva, optou-se por um conceito de melhoria contínua e orgânica. A execução em fases permite e proporciona a assimilação da população local ao mesmo tempo em que estimula o crescimento gradativo do seu sentido de pertencimento, resultando em uma evolução constante e sustentável do espaço proposto.

O fator tempo deixou, então, de ser um problema para tornar-se solução. O vínculo entre público e espaço passou a ser uma consequência a ser cultivada de maneira exponencial. Quanto mais desenvolvido o espaço, maior a participação da população. Quanto maior esta participação, melhor a qualidade do espaço.

Sementes edificadas

O tempo aprimorou a criatividade na concepção das edificações e foi determinante na hora de escolher uma solução construtiva, limpa e eficiente. Blocos de sanitários, quiosques comerciais, guaritas e pontos de informação foram concebidos em uma série de módulos pré-fabricados.

As edificações foram pensadas de modo que pudessem ser facilmente montadas e desmontadas – ou ainda transportadas – conforme as fases de implantação do Eco Parque. Como sementes, se espalham pelos diferentes setores do Parque dando suporte na medida e extensão exatas conforme cada etapa e suas especificidades.

A industrialização garante ainda maior eficiência na utilização de materiais e reduz a emissão de resíduos. A maior precisão na montagem promove um processo construtivo mais sustentável e menos dispendioso.

Linguagem Natural

A paleta de materiais processados se funde as paredes e tetos verdes, refletindo os conceitos originais do parque e aproximando o homem da natureza. Luz natural constante, transparência, reflexibilidade e a presença de água (nos sanitários) exaltam o entorno natural e o aproximam dos usuários. O sistema ainda minimiza as intervenções no terreno natural, evitando grandes movimentações de terra e facilitando uma possível mudança.