104.2-CPA

/

FICHA TÉCNICA

PROJETO:

Arena Esportiva Capivari

CÓDIGO:

104.2-CPA

CATEGORIA:

Compartilhar:

Multifuncional…

O projeto da Arena Esportiva Capivari foi concebido atendendo à uma demanda específica da gestão local. Não obstante, assumiu um caráter muito além de seu objetivo inicial. Além de abrigar atividades esportivas na piscina e nas quadras, a Arena servia como portal de acesso a um grande equipamento público: o Eco Parque Capivari.

O desnível de 15 metros entre os portões de acesso nas vias públicas e o Parque nortearam a solução arquitetônica e fizeram com que o equipamento estabelecesse três níveis de relação:

1. No nível mais alto, um grande mirante presenteia os visitantes com vistas únicas do Parque e do vale do Rio Capivari.

2. No nível intermediário, a piscina se abre na altura das copas das árvores, estabelecendo uma relação exclusiva com a natureza local, além de criar um cenário de fundo único para as competições.

3. No nível inferior, uma praça coberta abriga as quadras poliesportivas, protegendo-as de sol e chuva, mas sem deixar de ter uma relação aberta com o parque.

Os níveis inferior e superior adquirem desta maneira um caráter multifuncional podendo servir como espaço para uma série de usos e, sobretudo receber eventos públicos das mais variadas modalidades.

…e Orgânico

Apesar da rara riqueza natural no âmbito do Parque, a região é despida de grandes marcos e referências urbanas. Fortemente conectada com a intenção de criar um elemento de referência local e regional, o equipamento surge como um ícone na paisagem reverenciando as curvas da natureza a exaltando a suas formas livres e irrestritas.

Na encosta existente, um projeto de recuperação ambiental visa integrar a prática de esportes radicais (como mountain bike, downhill, tirolesa, escalada, etc.) com a recomposição da cobertura vegetal original da Mata Atlântica.

Grandes paredes curvas de concreto sustentam os planos superiores e dão suporte para o invólucro exterior. Abraçando o conjunto, uma pele singular de liga metálica cria jogos de luz e sombra no interior e no exterior da edificação. Com alturas variáveis, estabelece um limite sem formar uma barreira entre exterior e interior, garantido a fluidez e simbiose entre espaço construído e natural.