125-CAR

/

/

/

FICHA TÉCNICA

PROJETO:

Plano Diretor Carandá Clube

CÓDIGO:

125-CAR

Compartilhar:

Introdução

O Clube Carandá está presente na comunidade há 30 anos atuando na área esportiva, social, cultural e familiar. Atualmente o Clube conta com salão social, bar, parquinho infantil, piscina, academia, quadras de tênis, quadra poliesportiva, quadra de areia, campo de futebol. Ele está localizado no Bairro Carandá, na Região Urbana do Prosa em Campo Grande – MS, esta localidade apresenta bons índices demográficos e socioeconômicos sendo uma região em crescente expansão.

Assim, para acompanhar este progresso, desenvolveu-se um Plano Diretor de Desenvolvimento com objetivo de planejar as próximas intervenções atendendo às necessidades a curto, médio e longo prazo.

Buscando envolver a participação popular, ter um resultado mais efetivo e estabelecer prioridades, realizou-se uma pesquisa com os associados, cuja maioria frequenta o local semanalmente. Em síntese, a pesquisa mostrou que os principais motivos do público utilizar o Clube são os equipamentos sociais (como, bar e restaurante), a piscina, o tênis e a recreação de crianças. Quando perguntados sobre qual deveria ser a prioridade de renovação, os principais elencados foram piscina, academia e recreação das crianças.

A fim de atender os requisitos priorizando os mais urgentes e garantir sua execução, foi estipulado intervenções em 04 fases para que a evolução ocorra de forma ordenada e planejada. Cada fase será executada, consoante à aprovação unânime dos interessados e contemplando a viabilidade dos meios e recursos dispostos pelo Clube.

Ao término de todas as fases, ou seja, a totalidade dos projetos de intervenção seria contemplado por ampliação e cobertura do salão social, reformulação da área da piscina e sua respectiva área de sol, construção de um novo bar, nova portaria e academia, translado da brinquedoteca e quadra de areia, e se necessário, a cobertura da quadra poliesportiva e divisão do campo de futebol.

Fase 01

Esta primeira fase propõem a proteção do perímetro da piscina, ampliação da área construída do salão social, climatização e isolamento acústico deste, o prolongamento da área coberta do bar social existente, assim como a cobertura da circulação do salão, formando um terraço em seu perímetro.

A amplitude do espaço possibilita diversas configurações espaciais do mobiliário e, portanto, o torna adaptável a quaisquer tipos de eventos. A exemplo disso, nesta ampliação será instalada temporariamente a academia. Assim, o atual edifício da academia passa a abrigar a área infantil, isto é, a brinquedoteca.
O investimento na estrutura dos espaços onde ocorre intensa socialização, é um ponto de interesse dos associados, pois os eventos e festividades, sejam os esportivos ou sociais, atraem muitas pessoas.

Fase 02

Esta etapa é constituída pela criação de um novo acesso para veículos, nova portaria e bar e alterações na área da piscina. A previsão do novo acesso ao estacionamento remaneja a portaria para uma nova edificação. Desta forma, a edificação atual desta abrigará um bar, o qual deve atender internamente o clube, como apoio à área de sol (deck) e área das piscinas.

A ampliação da “área de sol” é implementada com a construção de um deck conjugado ao novo bar, promovendo a socialização e oferecendo serviços para quem encontra-se próximo às piscinas. As intervenções na área molhada caracterizam a criação de 3 compartimentos distintos no mesmo local. Essa proposta visa maximizar os tipos e os usos dessa área, a fim de satisfazer as necessidades e interesses de diversas faixas etárias.

Fase 03

A Fase 3 caracteriza-se pelo translado da quadra de areia e onde é o seu local atual, propõem-se a construção da nova academia. Esta edificação contém dois pavimentos úteis e uma área ampla e moderna para a prática de diversos exercícios e modalidades, como a musculação propriamente dita, pilates, yoga e squash.

Com a construção da nova academia, a área antes dedicada a isso passa a fazer parte do salão social, assim ele atinge seu potencial máximo de ocupação, podendo ter uma nova configuração de mobiliário.

Fase 04

Esta última fase contém algumas intervenções não prioritárias, sendo, portanto, opcional, devendo analisar a demanda no período em que for possível a sua implantação. Ela consiste na possibilidade de expansão do prédio que abriga a academia, cobrindo a quadra poliesportiva existente, situada ao lado da edificação. Propõe ainda, a divisão do campo de futebol e o uso de grama sintética em uma das partes.